Carregando...

Ceará tem recorde de armas apreendidas e encerra 1º trimestre com média de 20 por dia

O Ceará registrou um aumento de 9% nas apreensões de armas de fogo durante o primeiro trimestre de 2025, em comparação com o mesmo período do ano anterior. Entre janeiro e março, foram 1.810 armas retiradas de circulação em todo o estado o que representa uma média de 20 por dia. Os dados são da Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp), vinculada à Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS).

Este é o maior número de apreensões da série histórica iniciada em 2009. O avanço é resultado direto do trabalho intensificado das forças de segurança em todas as regiões do estado. Além das apreensões, o trimestre também registrou a condução de uma média de 95 pessoas por dia às delegacias.

O Interior Norte foi a região com maior crescimento no número de armas apreendidas, totalizando 582 casos um aumento de 15,7% em relação ao mesmo período de 2024. O Interior Sul aparece logo em seguida, com 484 apreensões, uma alta de 15%.Fortaleza também teve avanço, ainda que mais tímido, com 381 armas apreendidas, número um pouco superior ao do ano anterior. Já a Região Metropolitana da capital retirou de circulação 363 armas, com crescimento de 1,1%.

Além dos resultados nas apreensões, o Estado também apresentou uma retração de 11% nos Crimes Violentos Letais e Intencionais (CVLI) e uma queda de 27,2% nos Crimes Violentos contra o Patrimônio (CVP), que incluem roubos e furtos. Os dados indicam que o trabalho das forças de segurança tem contribuído de forma significativa para a redução da violência no Ceará.

Compartilhe:
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on email

Faça seu pedido