Carregando...

Maduro é reeleito, mantém chavismo e ficará 17 anos no poder

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, do Partido Socialista Unido da Venezuela (PSUV), foi reeleito para mais um mandato de seis anos nas eleições realizadas no domingo, 28 de julho de 2024. Maduro, que está no poder desde 2013, tomará posse em janeiro de 2025. O resultado da eleição foi divulgado pelo Conselho Nacional Eleitoral (CNE) por volta da 1h15 (horário de Brasília) nesta segunda-feira, 29 de julho.

Com 80% das urnas apuradas, Maduro recebeu 51,2% dos votos (5.150.092), enquanto o opositor Edmundo González Urrutia, da Plataforma Unitária Democrática (centro-direita), obteve 44% (4.445.978). Outros candidatos somaram 462.704 votos, ou 4,6%. A participação eleitoral foi de 59%, de acordo com o órgão eleitoral, que é controlado pelo governo. O voto não é obrigatório e não há 2º turno.

Durante a apuração, ONGs e opositores relataram hostilidade em alguns locais de votação. A ONG Provea informou que as “testemunhas” da eleição foram barradas das salas de apuração. Essas testemunhas, venezuelanos autorizados a observar a contagem dos votos, enfrentaram dificuldades. A Provea também mencionou em redes sociais que motociclistas paramilitares intimidaram eleitores que aguardavam os resultados em frente aos centros de votação.

Compartilhe:
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on email