Justiça condena Luiz Bacci por divulgar suposta pesquisa que beneficiaria pré-candidata do PL

 O jornalista e apresentador Luiz Bacci foi multado em R$ 106.410,00 pela Justiça Eleitoral após mencionar uma pesquisa eleitoral sem registro em uma postagem publicada no dia 9 de junho no perfil Bacci Notícias, no Instagram. No conteúdo, ele afirma que Mogi das Cruzes deve eleger a pré-candidata a prefeita Mara Bertaiolli (PL), mas não informa detalhes sobre o levantamento que aponta a ex-primeira-dama como favorita.

Com o título “Mogi das Cruzes, uma das cidades mais antigas do Brasil, deverá ter pela 1ª vez uma mulher à frente da prefeitura, segundo pesquisa”, a postagem feita pelo apresentador programa de notícias policiais “Cidade Alerta” afirma que se trata de um levantamento para avaliação interna política, sendo obtido com exclusividade por ele, mas não informa número do registro da pesquisa, bem como qualquer outra informação oficial.

O Partido Solidariedade denunciou Luiz Bacci por divulgar uma informação eleitoral não registrada oficialmente, mencionando a liderança da pré-candidata Mara Bertaiolli (PL) sem especificar percentuais de outros candidatos. Bacci argumentou que sua postagem não configurava pesquisa eleitoral conforme definido pela Lei 9.504/97, pois era voltada para um programa de televisão nacional e não impactaria significativamente a eleição em Mogi das Cruzes.

Apesar disso, o Ministério Público Eleitoral concordou com a denúncia e solicitou multa, suspensão da postagem e investigação adicional sobre a divulgação. A juíza eleitoral Ana Carmem de Souza Lima julgou procedente a ação.

Compartilhe:
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on email